by - novembro 05, 2018


Looks monocromáticos masculino para entender e inspirar


Mono: vem do grego “mónos”e exprime a noção de um, um só, unidade. Sinônimo de “uni”, outro prefixo que vem do latim.
Cromático: relativo às cores. Que decompõe e dispersa as cores. Que procede por meio de semitons.
Uma cor só! É isso que significa monocromático. Cor não é o mesmo que tom. Uma única cor pode ter variação de tonalidade com harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto. Este é o conceito.
Portanto, monocromia também é tom sobre tom.
Então quer dizer que se eu usar uma calça azul com um tom claro (adição de branco) com uma camiseta azul escura (adição de preto) eu tenho um look monocromático?
Sim! Mas no contexto da moda é um pouco diferente.

Monocromático é uma cor só e ainda é versátil

No contexto da moda o monocromático ficou marcado como uma cor e no máximo uma variação pequena de tom, o que podemos chamar de monocromático de baixo contraste. Mas e o médio e alto contraste? Nestes casos, poucos arriscam afirmar por conta da grande quantidade de preto ou de branco que contrastam demais. Ai que surge o tom sobre tom.
Se pegarmos uma única paleta conseguimos visualizar diversos tons de uma única cor e entender. Veja:
As roupas monocromáticas então podem ter uma variação muito grande de combinação de tons além de um único, isso sem falar na quantidade de cores existentes além da adição de algumas peças de roupas neutras. Isso não vai desmontar sua produção monocromática.
Monocromático é versátil, é ousado.

Monocromático não é básico

Versátil, ousado e mesmo com peças tradicionais como calça e camiseta ele foge do básico. Foge pois demonstra personalidade e conhecimento de cor. Até mesmo um conjunto não é básico. Ele foi criado por um designer que sabia o que estava fazendo.
A harmonia dos tons se dá de forma natural. Fomos criados para perceber sensivelmente a claridade e obscuridade do ambiente, a percepção de luz. Assim que enxergamos.

O que remete?

Usar roupas monocromáticas remete a elegância. A sensação que dá é que você está com uma peça só ou um conjunto, mas por mais que o efeito visual seja satisfatório para alguns por conta da harmonia, para outros pode parecer estranho por ser monótono.
O interessante do monocromático é que ele não vai te dar um misto de sensações. Uma única cor, de acordo com a psicologia das cores, vai te trazer as sensações daquela cor. Segue um artigo para saber um pouco o que significa cada cor.
Quer parecer mais alto? Use roupas monocromáticas. Elas vão dar a sensação de alongamento. A percepção desta única cor, mesmo sendo tom sobre tom, vai passar a informação de verticalização. Não ter nenhuma outra cor ou linha horizontal no look que irá dividir você em duas ou mais partes irá te alongar.

Looks para inspirar

Se você é da galera que curte monocromático, ótimo! Se você acha que está dentro do seu estilo mas ainda não está convencido de que o monocromático é uma ótima pedida por conta da monotonia, tente ousar com o tom sobre tom. Já expliquei um pouco no post “Como combinar cores de roupas“.
Misto de texturas e padronagens vai mostrar que você é expert no assunto. Ao invés de usar tudo liso de algodão ou outros tecidos básicos, abuse em um casaco mais pesado como uma jaqueta de couro por exemplo ou uma camisa jeans (nas devidas cores para o look monocromático).
O que usar como calçado? Combinando com tudo dentro da combinação de cores, porém para quem tem medo de arriscar vai de neutro mesmo. Já falei dos tênis monocromáticos também e isso pode te ajudar.
Confira inspirações para usar roupas monocromáticas, das mais variadas cores e estilos. Lembre-se: all black e all white também são considerados monocromáticos.
Monocromático masculino all black com texturaMonocromático masculino all blackMonocromático masculino em tons de cinzaMonocromático masculino cinza com acessórioMonocromático masculino cinza esverdeadoMonocromático masculino verde com tênis brancoMonocromático masculino Malik - verdeMonocromático masculino violetaMonocromático masculino vinhomonocromático masculino tons de rosaMonocromático masculino tons de salmãoMonocromático masculino tons de marrom claroMonocromático masculino tons de begeMonocromático masculino única cor - ternoMonocromático masculino off white - estiloMonocromático masculino - amareloMonocromático masculino Malik - verdeMonocromático masculino laranja - esporteMonocromático masculino costume azul com gravata
fonte: Pinterest
É simples! Com prática e sensibilidade você consegue criar produções incríveis. Com o tempo você vai aprendendo.
Dica: tem uma peça de roupa e quer combinar de forma monocromática? Pesquisa na internet: “palette monochromatic + o nome da cor em inglês”. Outra dica é comprar ou ter sempre à vista um círculo monocromático. Tem um aplicativo muito legal que ajuda também que chama: “Collor assist free”.
Grande abraço

You May Also Like

0 comentários