A história das gravatas

by - maio 08, 2018

A história das gravatas

Presente de escritórios a salões de festa, a gravata é um dos elementos mais clássicos da história da moda masculina. Mas ainda não parou de se reinventar

suitJustin Timberlake em ‘Suit & Tie’
Quando e onde surgiu a gravata? A resposta não chega a ser polêmica, mas definitivamente não é simples. Isso porque a ideia da gravata é um tanto relativo. Há registros de uso de lenços no pescoço por soldados chineses no século III a.C. – assim como na Roma Antiga. O lenço, além de proteger do calor, servia para estancar sangue ou limpar a boca. Logo, podemos considerar ali o surgimento da gravata? Depende.
unnamedEsse lenço ao redor do pescoço do chinês
pode ser a primeira gravata da história
Esse conceito lenço-gravata não vingou e só foi reaparecer muitos anos depois. Outro marco relevante quando se fala na origem da gravata aconteceu na metade do século XVII d.C., quando uma unidade militar croata passou por Paris durante a Guerra dos Trinta Anos usando, adivinhem, um lenço no pescoço.
Foi quando o termo “gravata” surgiu. O lenço dos croatas, que virou moda na França e passou a ser usado pela nobreza e pela realeza da corte de Luis XIV, passou a ser chamado de “cravate”, derivado da palavra “croata”. Nacia ali a palavra que daria nome à ideia do acessório no pescoço masculino como conhecemos até hoje.
unnamedÉ o Luis XIV, mas pode chamar de Alberto Roberto
Mas foi na segunda metade do século XIX, quando a Era Industrialrevolucionou a indústria têxtil, que uma gravata mais longa e estreita surgiu, dando base às gravatas tradicionais que conhecemos hoje. Em 1926, o inventor norte-americano Jesse Langsdorf teve a idéia de cortar a gravata num tecido em diagonal e mais elástico, que deu vida ao que podemos chamar de “gravata moderna”.
SOBRE NÓSPor falar nela, na ~gravata-nossa-de-cada-dia~, você sabe dar o ? Aos que se embananam nessa hora, veja como pode ser mais fácil do que imaginamos:
Vai, não é neurociência…
Um nó que está crescendo em popularidade é o Eldredge.
unnamed-1
Trata-se de um nó ~atraente~ e consideravelmente mais difícil que os nós básicos. Olha só:


Nessa onda de “opções mais excêntricas”, aparecem as gravatas borboletas, que desde sua origem nos remetem a trajes para ocasiões formais. Contudo, a gravata borboleta está passando por um período de “transição”, compondo também looks casuais – é neste contexto que modelos mais diferentes, como uma gravata borboleta de madeira, aparecem.
unnamed-1~gravata de pau~
O modelo acima é da Monarca Gravatas, que oferece apenas com gravatas borboletas de madeira. “Minha ideia não era ter uma marca comum, com gravatas comuns. Quem usar uma gravata de madeira vai chamar a atenção”, explica Theo Lambert, proprietário da Monarca.
E aí? Você usaria?
tumblr_mvnbnuxbVo1shnqsko1_250
– — –

You May Also Like

0 comentários